DIB 2021

Dia Internacional do Burro | 08.05.21

No Dia Internacional do Burro (DIB), destacamos o Burro de Miranda, uma raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção. Na Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), há 20 anos que trabalhamos diariamente para proteger e valorizar esta raça, património genético, ecológico e cultural único no nosso país.

Sendo o burro um animal dócil e resiliente, estoico e sociável, tem assumido, ao longo dos anos, os mais diversos papéis na convivência com os seres humanos. Desde animal de companhia a parceiro de trabalho, terapeuta e até professor, são muitas as valências deste animal que, ao contrário do que diz a sabedoria popular, é muito inteligente.

Este ano, queremos honrar toda a sua dedicação, sensibilizando a sociedade para uma das Cinco Liberdades Básicas que devemos garantir aos animais para lhes proporcionarmos uma vida feliz. A Liberdade do Desconforto.
A Liberdade do Desconforto determina que devem ser oferecidas condições adequadas aos animais para que se sintam confortáveis, atendendo às particularidades de cada espécie. De uma forma geral, devem ser proporcionadas áreas de refúgio e de descanso que sejam secas, tranquilas e limpas, e que permitam que os animais se abriguem quando as condições atmosféricas lhes são adversas.

A Liberdade do Desconforto é uma das Cinco Liberdades incluídas num relatório pioneiro de 1979, que tinha por objectivo promover as condições básicas do bem-estar animal, face à crescente industrialização da sua produção. Na actualidade, as Cinco Liberdades são as grandes linhas orientadoras do bem-estar animal e são adoptadas e subscritas pelas instituições com responsabilidades no cuidado animal.

Podes aprender um pouco mais sobre as Cinco Liberdades Básicas dos animais, aqui.

Ajuda-nos a tornar a vida dos animais feliz!

No dia 8 de Maio, assinala-se o Dia Internacional do Burro. E, neste ano, decidimos dedicar todo o mês de Maio à sua celebração.

Para isso, dá asas à tua criatividade. Junta os teus amigos, pede ajuda aos teus pais ou professores e faz um vídeo, desenho ou ilustração de sensibilização para a importância do bem-estar animal, e em particular sobre uma das Cinco Liberdades Básicas, a Liberdade de Desconforto. Mostra como te preocupas com os animais e inspira os outros a fazerem o mesmo.

Envia-nos o teu vídeo ou desenho para o email aepga@aepga.pt durante o mês de Maio, para que possamos publicá-lo no site do Dia do Burro e fazê-lo chegar a cada vez mais pessoas. Também podes publicar nas redes sociais usando a #diadoburro. Com isto, estarás a ajudar-nos a transmitir a mensagem de que todos os animais merecem uma vida mais feliz.

Não deixes de participar! Ajuda-nos a levar o Burro aos quatro cantos do mundo!